Campanha TwitterSolidário I: Doe sangue, doe vida!

Alguns de vocês que já passaram pelo blog Meninaria e já leram este post. Por alto nele falo sobre a luta pela vida e é inspirado nele que resolvi, junto a uma amiga (a @misslyra), a começar uma campanha virtual para incentivo de doação de sangue e medula óssea. Por motivos pessoais e de solidariedade, está lançada aqui a campanha Twitter: doe sangue, doe vida!






No dia 21 de novembro de 2009, vamos formar uma frente solidária e estaremos reunidos para doação de sangue e medula óssea no HemoRio, Rio de Janeiro, às 14 horas. Para aumentar a força de nossa voz, é imprescindível que compareçam, mesmo os que não possam ser doadores, e divulgar aos amigos e parentes!!!


Para começar, precisamos responder perguntinhas básicas que todos têm suas dúvidas.

Você sabia que a doação de medula óssea é um dos procedimentos mais simples entre as doações e que com ela você pode salvar uma vida?

Acha que vão retirar toda sua medula? Sabe quanto será retirado se for encontrado alguém que necessite dela? Menos de 10%. Com uma agulha inserida direta na medula (próximo a “bacia”) ou retirada da veia depois de tomar um medicamento para que as células saiam da medula é migrem para o sangue periférico. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.

A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos e produz todos os componentes do sangue – as hemoglobinas, os linfócitos e as plaquetas. Algumas doenças que afetam o sangue têm sua origem na medula óssea, o que torna o transplante necessário em muitos casos. A Leucemia Mielóide Aguda, a Leucemia Mielóide Crônica e a Leucemia Linfóide Aguda são apenas alguns exemplos.

Por que doar medula óssea?

Apesar de ser um processo simples, a doação só pode ser realizada se a medula do doador e do receptor forem compatíveis e a chance disso acontecer é, em média, uma em cem mil. Ou seja, os pacientes que necessitam receber o transplante frequentemente enfrentam sérias dificuldades para encontrar um doador.




Além isso, a doação de medula óssea não causa danos à saúde. Menos de 10 % da medula é retirada do doador e em menos de quinze dias essa quantidade é reposta integralmente pelo próprio organismo. Mais do que isso: para o doador, o procedimento de doação é apenas um incômodo passageiro, mas para aqueles que necessitam receber o transplante, a doação significa a diferença entre a vida e a morte. Doar medula óssea é um ato de solidariedade e de amor ao próximo.

O que é o REDOME?

REDOME é o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Localizado no Centro de Medula Óssea (CEMO), no INCA (RJ), o REDOME coordena a pesquisa de doadores nos bancos brasileiros e estrangeiros de sangue, unificando e aumentando as chances do paciente.

Você sabia que entre o cadastro no banco de medula óssea (REDOME) e a doação pode levar muito tempo e que nenhum dos dois dói?

No dia que você quiser se tornar doador de medula óssea, quem te atender vai tirar cerca de 10ml de sangue para fazer um exame de compatibilidade das suas características genéticas, oHLA. 10ml é menos do que você tira quando faz um exame de sangue normalmente, por checkup. Teus dados genéticos e pessoais serão cadastrados no REDOME e caso haja compatibilidade com algum paciente, você será contactado para confirmar o desejo da doação.

Quais as condições para doar sangue?

Doar sangue é fácil, basta preencher a esses requisitos:

- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
- Não ser portador de Hepatite B, Hepatite C, HIV soropositivo, Doença de Chagas, Sífilis, HTLV, Alcoolismo crônico OU NENHUMA OUTRA NEOPLASIA MALIGNA (como ter tido câncer, por exemplo)
- Não estar gravidinha nem amamentando seu filhotinho
- Ter febre, gripe ou resfriado; tampouco ter se vacinado ou feito transfusão de sangue num período mínimo de 1 ano
- Anemia
- Não pode ter ingerido bebida alcóolica ou nenhuma outra droga ilícita por um período de 24 horas

Esperamos todos vocês. Compareçam!

Parceiros:

- Alice Disse: Nossa queridíssima, da loja mais fofa do universo, Mirna Ferraz, juntou suas forças à campanha TwitterSolidário. Todo mundo que comparecer em uma de suas lojas munidos de qualquer comprovante de doação de sangue (Mulheres: de até 3 meses atrás; Homens: até 2 meses) ou cartão de doador, ganhará 15%, isso mesmo… 15% de desconto nas suas comprinhas. Assim a gente lembra você a doar novamente e ainda incentiva o maridão, pai, amigo a doar também! (O desconto não é válido para Loja Virtual da Alice Disse e também não é cumulativo)

- Scrapgifts: Para todos que doarem sangue e medula no dia 21/11, às 14 horas no HemoRio, haverá sorteio após, via o Twitter da lojinha, de chaveiros de feltro!

Informações:

- Para informações sobre campanha, parcerias e ajuda na divulgação:twittersolidario@gmail.com
- Frente solidária no Twitter: www.twitter.com/solidariotweets – ADICIONEM E REPASSEM!
- HEMORIO: Rua Frei Caneca, 8 – Centro – Rio de Janeiro
- Seja solidário…

DOE SANGUE!

0 comentários:

Postar um comentário