Twitter Solidário I: Grávidas podem doar pelo cordão umbilical


Você sabia que guardando o cordão umbilical do seu bebê, poderá salvar a vida dele, ou do seu irmão e de outras pessoas?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cada cem pacientes que precisam de um doador somente 30% o conseguem entre os familiares. Fora da família, as chances são ainda menores. Por isso, a existência de um banco é tão importante, pois mantém preservado a condição de auto-transplante, caso se faça necessário.

Segundo o médico Luiz Fernando Bouzas, diretor do CEMO (Centro de Medula Óssea), do INCA, o sangue do cordão umbilical contém grande quantidade de células-tronco, as células que dão origem ao sangue. No período fetal, elas circulam livremente pelo sangue, enquanto que na idade adulta estão concentradas na medula óssea.

- No banco, estão cadastrados os dados do sangue coletado e, rapidamente, podemos encontrar um doador compatível para um paciente de qualquer parte do país. O objetivo é coletar o maior número possível de amostras. Com seis mil a oito mil amostras, a chance de encontrar um doador é de 70% - diz Bouzas.

Normalmente jogado no lixo, o material deve ser colhido do cordão umbilical do bebê na hora de seu nascimento e pode ser usado para aumentar o número de transplantes no Brasil, em pessoas de até 50kg. De acordo com o médico, o tempo de espera na fila dos pacientes, que leva em cerca de 1 ano, deverá diminuir para 6 meses. É importante ressaltar que a coleta de sangue dos cordões passa por uma série de normas éticas, entre elas a autorização da mãe para o uso com esse objetivo.

As células do sangue do cordão umbilical levam outras vantagens sobre a medula óssea: as chances de rejeição das células transplantadas em relação ao corpo do paciente são menores. Podem ocorrer dois tipos de rejeição num transplante, do paciente em relação ao órgão transplantado e do órgão em relação ao paciente.

O INCA oferece parceria para congelamento do cordão umbilical DE GRAÇA, porém o material será para qualquer paciente, quando houver compatibilidade. Ou seja: infelizmente, se seu bebê precisar depois, ele não terá prioridade. Hoje em dia, tratamentos em clínicas particulares para esse tipo de congelamento, o valor pode variar até R$ 5 mil reais, além de uma taxa de manutenção anual lde R$ 600 reais. Esses casos particulares só são recomendados no caso da mamãe que tem um filho mais velho que sofra de neoplasia na medula óssea (linfoma, leucemia, mieloma e anemia aplástica), caso contrário a doação para o REDOME é a mais indicada.

Para saber se a coleta do cordão umbilical pode ser feita na maternidade escolhida, entre em contato com o CEMO, no Rio de Janeiro: 21.2506-6215

Serviço:
- INCA - Instituto Nacional do Câncer: Praça da Cruz Vermelha, 23 - Centro - Rio de Janeiro
- CEMO - Centro de Medula Óssea: Praça Cruz Vermelha, 23, 7º andar - Centro - Rio de Janeiro | Tel.: (21) 2506-6215 Fax: (21) 2509-2121
- REDOME - Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea: 21.3970-4100 | redome@inca.gov.br


0 comentários:

Postar um comentário